10 fevereiro, 2009

Partida sem regresso...


Quando te conheci eras um jovem alegre, sempre sem stress...e gostavas tanto da vida.
Hoje para aí uns treze, catorze anos depois...tanta coisa mudou nas nossas vidas...fomos cunhados...deixámos de o ser... ontem ao fim do dia com pouco mais de 40 anos...disseste adeus à tua vida de uma forma tão cruel...Talvez a vida não te sorrisse da forma que querias, empregos precários, desemprego prolongado..um curso superior que para nada serviu.... e num acto de coragem...ontem despediste da vida....no silêncio do teu apartamento...ficaste pendurado....à espera que alguém te trouxesse de volta ao chão...

Sabes , já algum tempo que não te via, mas ouvia falar de ti, afinal eras o tio dos meus filhos...o padrinho de um...e recordo o teu sorriso...aquelas férias no Sul de Espanha em que eu que não gostava muito e discotecas...quando ia era a última a querer sair.... e isso divirtia-te! Começaste a namorar com uma das minhas maiores amiga.... e os dois foram anos mais tarde padrinhos do meu filho mais novo.

Todos pareciamos ir ter uma vida perfeita! Como estavamos enganados! Alguns anos depois tanta coisa mudou na vida dessas seis pessoas que foram passar férias todas juntas... O teu pai, a outra amiga e agora tu já nos deixaram....

Eu e o teu irmão decidimos aí mesmo nessas férias , em pleno mar casar no ano seguinte...e assim aconteceu, mas as ondas que nos juntaram , nos separaram... a tua " comadre" casou anos depois ...mas também já se separou....

Só restamos os três e para nenhum de nós a vida tem sorrido! Tu não quiste fazer mais parte dos sofredores! Partiste e deixaste a sofrer os que te amavam!

Não sei o que sinto, nem sei muito da tua vida nos últimos anos para compreender as razões que te levaram a tomar essa atitude, apenas sei que o teu irmão vai ficar ainda mais fragilizado, os míudos vão sentir a falta de te ir tocar à campainha quando iam ao pai ...
Sabes invejo-te por poderes decidir o que fazer com a tua vida. Acho que as pessoas só devem viver quando se sentem bem, quando se sentem felizes... também já pensei nisso algumas vezes, mas eu nem " morrer " posso...tu pudeste decidir, não tinhas ninguém a depender de ti!

Invejo-te por não poder decidir quando quero partir...porque tenho muita gente a depender de mim.... incluindo os teus sobrinhos!

Para mim , não foste cobarde...mas sim...um corajoso...!

Descansa em paz, amigo....os teus pais saberão tomar conta de ti!

Nunca imaginei que a tua vida terminasse assim...parecias sempre tão calmo...tão sereno... " não stress" era a tua frase favorita...não aguentaste a falta de coisas que só tu saberás....


um abraço tulipa

10 comentários:

Sandra Daniela disse...

Muitas das vezes aqueles que nos dizem tantas vezes " Não stress", são aqueles que trazem dentro de si um turbilhão de emoçoes que não transmitem a ninguém...

há uns anos atras quando comecei a teabalhar na escola onde estou hoje, conheci umprofessor que parecia ser a "paz" em pessoa, é certo que muito reservado, mas muito simpático, muito dócil... Fui com ele,duas colegas, e um pequeno grupo de alunos, a uma viagem de estudo aos açores. Foram uns dias maravilhosos, ele demonstrou ser uma pessoa de bem com a vida, sempre com um sorriso, sempre bem disposto... Pouco tempo depois de regressarmos dessa viagem, pôs termo á vida. Muitos ainda não sabemos as razóes... Seriam fortes concerteza! Acto heróico... Não sei! Consequêcias?... Saudades! Muitas! Repensar no que é a vida, tantas e tantas vezes...

Força para todos

P.S: Desculpa o "testamento", mas as recordaçoes, ao ler o teu post, "assaltaram-me".

beijinho

Pedrasnuas disse...

Bem,situação triste!!! Desculpa Tulipa mas não acho que tenha sido um acto corajoso, o suicídio é sim um acto de grande punição consigo mesmo, é mesmo a agressão última!!!nem é uma saída...Não quero dar palpites porque não sei que vida tinha o rapaz! De qualquer forma há sempre saídas ...existem psicólogos por alguma razão...Conheço casos muito complicados e as pessoas procuraram ajuda e deram a volta à vida!!!também sei de outros que ficaram pelo caminho e de outros que realmente colocaram um fim ao sofrimento ...
Não sintas inveja desse acto!!! Não é por aí! Há sempre alguém que sofre mais do que nós e da´-nos grandes lições de coragem!!!Agarra-te aos exemplos de coragem e dignidade!!!
lamento sinceramente esse desfecho de vida!!!!!
Um abraço corajoso

Maria Papoila disse...

Um abraço cheio de Vida!

g disse...

Só quem o faz sabe porquê, para os que ficam fica sempre a dúvida se não poderiamos ter feito algo.

Bjs

Deusa Odoyá disse...

Olá minha amiga.

Que triste fim , teve seu cunhado.
Eu acho que a falta de fé, mesmo tendo que passarmos algumas provações, o fizeram covarde.
Não acho uma atitude heróica e sim covarde.
Pois não conseguiu resolver seus problemas, e achou
que a morte seria a melhor forma de resolver.
Coitado dessa alma.

Reze amiga e muito...
Acho que ele não pensou o que o espera no outro plano astral.
uma semana de muita paz, amor e çuz.
Beijinhos doce.

Regina Coeli.

fiel.jardineira disse...

Deve ter sido um momento de muita dor e solidão...e um segundo pode mudar tudo na nossa vida...
Um beijinho. força
Estou de volta

maripoza disse...

:( lamento saber... ainda há 1 mês perdi uma amiga que também decidiu pôr termo à vida...ficando para sempre o "porquê"... :(

1 beijo

Dantins disse...

Um abraço cheio de esperança.

estrelaminha disse...

boa tarde!
há tempos vivi uma situação quase semelhante e o porquê ainda se mantém...
penso como tu, é um acto de muita coragem.
lamento e penso que deves estar a sofrer.
a vida vai encarregar-se de te ajudar a ultrapassar esta falta, que podia ser à distância mas sabias que estava lá.
beijos

Apenas eu disse...

Tulipa, todos temos stress...
ás vezes atrás de um sorriso esconde-se um rio de lágrimas e problemas.
Mas viver é sempre bom. Nunca desistas. Por Ti, pelos Teus Filhos, pelos Teus Amigos.
Porque a Vida precisa de pessoas de bom coração, sensiveis e fortes ao mesmo tempo, a vida não está fácil, mas nada nos deve fazer pensar em semelhante coisa :(
O sol é bom, a praia é demais, as garagalhadas são fantásticas... o stress??? o stress que se fod****
Vive Mulher e enfrenta a Vida isso é que é coragem.

beijos meus