27 dezembro, 2008

Insónia...novo ano...



Hoje a insónia bateu à porta e mesmo sem autorização foi se instalando , percorreu a minha mente meu corpo e não o deixou repousar. Tentei mandá-la embora, tentei que partisse mas ela teimou em deitar-se ao meu lado…e ali ficámos as duas…eu a tentar esquecer a sua presença, ouvi música, levantei, deitei…pensei e repensei pensamentos que nem guardei…
Desisti ! A insónia venceu!
Vim para o meu refúgio favorito e perder-me entre a escrita , nem sei do que quero falar…basta-me apreciar paz que a noite trás. O silêncio que nem sempre tenho durante o dia.
A noite uma companheira traiçoeira em que tudo parece correr nos maiores dos mistérios…a noite que envolve os amantes no seu manto …e nela também dizem acontecer os maiores desentendimentos…A sua escuridão, o seu silêncio trazem felicidade…infelicidade…Há vida de noite, para que o dia possa funcionar!
Agora que a euforia do Natal começa a ser uma página virada, o bolo rei e as rabanadas deixam de ser os reis das mesas, é tempo de balanços…e muitos planeiam já a despedida do velho ano com uma grande festa, como se o virar do calendário …virasse a vida ao contrário...as preocupações, os medos , as tristezas, fossem fechadas no livro de 2008.
Faz parte da tradição traçar projectos, tomar decisões que há muito se falavam mas não havia coragem para as tomar …com o virar da página…tudo parece florir de novo.
Não sou dada a balanços ou a grandes desejos…mas como manda a tradição como as doze passas e peço doze desejos ( ou seja repito …a meio já me perdi…)!!!
Mas enquanto lutava contra a insónia, tentava recordar este ano já velhinho e cansado mas confesso que não me lembro de muitas coisas, parece que são todos uma repetição uns dos outros …Acreditava que iria ser um ano de muitas mudanças , acreditei que algo iria acontecer como uma brisa fresca e iria dar um colorido diferente à minha vida …mas confesso que pouco aconteceu! Apenas momentos! Um ou outro momento que preenchem os dias…que afinal são a vida!
Na vida surgem as rajadas, as marés altas que parecem arrasar cada bocadinho , cada momento vivido, este ano foi complicado nesse sentido…o vento bateu forte algumas vezes querendo estilhaçar cada bocadinho da paz e serenidade com que tento preencher os meus dias.
Foi um ano complicado não o nego, a vários níveis…foi um ano em que muitas vezes pensei que não era capaz de levar um barco tão pesado a bom rumo, desviei algumas vezes a rota, as velas esfarrapadas no chão …pareciam já não ter conserto, mas vinha um dia e voltava ao mar….misturando na água salgada o doce das minhas lágrimas….
Sei que 2008 não é um livro fechado, muitas histórias, situações, passam para o novo livro que dentro de poucos dias se abre com champanhe, festa, fogo-de-artifício, abraços e votos de feliz ano….
Talvez 2009 não seja ainda o ano das tais mudanças, da tal paz que tanto desejo…mas mesmo assim acredito nos momentos…que ele me pode trazer…na minha vontade que não deixo morrer…embora por vezes fique um pouco adormecida…
Sejam quais forem os problemas as angústias, as dores, os problemas….vamos erguer as velas…brindar 2009 com alegria… mesmo sabendo que muitas vão ser as contrariedades …mas por agora mais vale deixá-las perdidas nesta noite de insónia…
Vou brindar 2009, 2010…os anos que forem precisos e em cada um deles colocar um alicerce para finalmente um dia sair para a rua e Gritar “ SOU FELIZ” ! Os Sonhos tomaram forma!
Obrigado 2008 por o bom que me deste, obrigada a todas as pessoas que tiveram do meu lado, às que transitaram dos outros anos e fazem parte da minha vida, às novas que se cruzaram comigo e adquiriram também o seu lugar. Afinal há sempre lugar para mais alguém…cada um deixa um bocadinho de si e leva um bocadinho de nós…para um dia sermos lembrados!
Obrigada a todos que passam por estes jardins que embora proibidos estão abertos a todos. Sejam felizes!
O sono continua a vadiar por aí…talvez perdido num bar da cidade… e perdeu o rumo ...porque teima em não chegar….Daqui a pouco está amanhecer e vou ter mesmo que me levantar para fazer frente ao dia!
Feliz Ano e já agora sem insónias….

Até para o ano… brindemos a 2009! Que em breve nascerá...

tulipa

11 comentários:

Fernanda disse...

Brindo contigo..:)

Aos prazeres que já foram, mas que permanecem na memória por serem bons,... e aos prazeres que hão-de chegar de novo.
Ás mudanças que foram aparecendo, algumas, surpreendentes, outras nem por isso.
Ás tristezas, ás alegrias, ás lágrimas, aos sorrisos,...ás incertezas e dúvidas, ás certezas e confianças.
Á amizade e ao Amor.
Brindo contigo e com todos os que desejam paz e ser feliz.

Bom Ano de 2009, para ti, para mim, para todos.

g disse...

Brindemos e vamos esperar que este seja de boa colheita!

Apenas eu disse...

o virar da pagina do calendario é apenas uma forma de podermos ganhar forças, ter pensamento positivo e Acreditar que 2009 vai ser um bom ano.
iremos ter momentos, insónias e perurbações de todo o género, mas também muitas alegrias que nos dão os momentos, boas lembranças que nos trazem as insónias...

Faz o pedido dos 12 desejos, quem sabe?

Feliz 2009

Caramela disse...

A começar um novo ano não necessitamos de começar uma vida nova porque o que está para trás também conta e dá-nos força.
Brindemos por isso a 2009, com ou sem mudanças. Mas guardando os momentos/os dias que como bem dizes afinal é isso que é a vida. :) Ah sim, e sem insónias.
Bom ano para ti.

M. disse...

Espantosa coincidência. O verbar. E porque não, se a estrada é a mesma ou melhor,para a frente porque só pode mesmo ser assim?
Depois, o tempo encarrega-se de fixar sempre em nós o melhor de 2008 para que ainda possamos sorrir nas piores alturas da escalada em 2009.

Beijo grande Tulipa, desejo tudo de bom para ti e todos os dias sempre felizes

mots a la bouche disse...

Que 2009 nos faça ser felizes. Tudo de bom para ti.

Beijo

orquídea disse...

Depois deste texto saído de uma insónia encontro dificuldade em tecer qq comentário...Assim, desejo para si e para quem a acompanha um 2009 repleto de momentos felizes, mesmo que o grito tenha de sair um pouco em sussurro.
Bom Ano!
Beijo.

Sandra Daniela disse...

Vim deixar os votos de que 2009 seja um ano de muito sucesso e amor !

beijinho grande


P.S.: E que as insónias sejam sempre por bons motivos.. :-)

a disse...

Que em 2009 o vento amaine e o mar revolto se torne calmo e tranquilo.

Com muito Amor. Sê Feliz.

Bj

Dantins disse...

Espero que em 2009 encontres a paz e a tranquilidade que tanto procuras, acima de tudo que sejas feliz.
Um bom ano para ti e para os teus. Um beijo

Verónica disse...

Belo texto o teu! cheio de sentires!!!!
Insónia? Conheço-a tão bem!
É mesmo uma marota...anda em todas as camas!
tchim,tchim...Um Ano Muito Feliz para Ti